Pular para o conteúdo principal

OZOB - Leonel Caldela e Deive Pazos - Minha Opinião

Quantas e quantas vezes eu ouvi o NerdCast de RPG Cyberpunk?
Eu já perdi as contas.
Não sabia que me identificaria tanto com as coisas que o Jovem Nerd produzia, pois não me identificava como nerd, e hoje já sei que sou.
OZOB é um personagem interpretado por Deive Pazos, ou melhor, Azaghal, ou melhor ainda, o Senhor da Oceania, no NerdCast de RPG e o personagem que foi aprofundado por ele e pelo escritor Leonel Caldela no primeiro volume: Protocolo Molotov, publicado pela editora NerdBooks.
Comprei o livro, mas eu já gostava do personagem, comprei o livro autografado porque já gostava do personagem Azaghal.
Mas demorei meses para ler.
Lia e parava, me arrependo de ter lido desse jeito, mas li no meu tempo.
Meu problema com a leitura foi uma questão pessoal mesmo, estou desacostumada com as descrições sangrentas, as quais o livro é repleto, mas ao mesmo tempo, o trabalho feito é nada mais, nada menos para o desenvolvimento dos personagens.Os personagens principais pareciam personagens de RPG, ou seja, os tornavam profundos, e o desenvolvimento era notável, sabemos a história pela perspectiva de Ozob, apesar do livro ser escrito em terceira pessoa.
Ambos jogadores de RPG construíam cenas épicas que ás vezes, por falha minha de não estar habituada ao cenário distópico, eram até difíceis de imaginar.  E ainda referencias que só quem viveu nos anos 1980 - que não foi o meu caso - ou quem ouve constantemente e repetidamente os nerdcasts - que no caso, é meu caso - poderá aproveitar perceber e se divertir, mas que eu acho que não limita a leitura, qualquer leitor irá aproveitar essa leitura, gostando mais ou gostando menos, apesar do público do Jovem Nerd ser um público nichado, ainda assim o trabalho de Leonel Caldela expande o alcance da obra.
O livro aborda vários assuntos que eu não imaginaria que estivessem em um livro como esse, por puro preconceito meu mesmo, devo confessar.
Questões de gênero, do uso de drogas, do trabalho corporativo, religiosidade (QUEM É SEU DEUS?) entre outros, uma bomba de polêmicas
Devo apontar que algo que me chamou a atenção foi que, antes de ler o livro eu ouvi o nerdcast sobre coautoria (que você pode ouvir clicando aqui,) no qual os dois falam sobre o trabalho de coautoria no livro, o que foi muito interessante, enquanto lia, parecia que percebia quais eram as entradas do Azaghal, o que tinha de interferência dele e o que era parte da construção de Leonel. No mesmo programa de podcast, Leonel comenta que as críticas, quanto a descrição de cenas violentas, em seus livros é bem recorrente, eu abri o livro sabendo, mais ou menos, o que eu encontraria e mesmo assim, tinha momentos que tinha que fechar o livro, porque a cena era perturbadora demais para mim, =).
Além disso, há mais uma coisa: as mortes no livro. As mortes como exposto pelos autores nesse programa, são justificadas, a história levaria os personagens a morte, e toda vez que um personagem morria, eu parava e pensava, será mesmo? E sim, não consegui pensar em nenhuma morte injustificada.
O livro que é para todos, para alguns com mais vigor, para outros com doses homeopáticas, como foi para mim. Com referências aos nerdcasts que são um presente para os fãs, mas que não diminui a experiência de outro leitor leigo a mitologia do Nerdcast.
O personagem Oleg Korolenko é um presentinho, porque o crush no Tucano é demais, e por mais que haja a descrição dos personagens para mim eles sempre tem as caras dos seus interpretadores, me deixem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lídia e Marcenda: Os dois amores em O ano da morte de Ricardo Reis

Escrito por Dayane Soares Cavalcante O presente trabalho vem destacar as personagens femininas no romance  O ano da morte de Ricardo Reis,  de  José Saramago,  suas relações com o protagonista, suas personalidades completamente opostas  e perceber como essas representações do feminino contribuem  para a trama que destaca os últimos meses do ano da vida de Ricardo Reis. O ano da morte de Ricardo Reis  é um romance de José Saramago lançado em 1984 que se propõe a ficcionalizar um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O escritor  modernista  teve vários heterônimos com perfis literários diferentes como: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, além do próprio Ricardo Reis; esses, que se destacam entre os mais famosos, tinham uma biografia criada pelo próprio Pessoa para cada um deles. Após a morte do próprio Pessoa, em 1935, seu heterônimo permanece vivo no romance de Saramago. Ele se propõe a contar os últimos meses da vida do, que se passariam no ano de 1936, com a volta do, agora, per

Jane The Virgin

A série Jane The Virgin conta a história de Jane Gloriana Villanueva, uma jovem de família latina que entra nos seus 20 e poucos anos ainda virgem, sonha em ser escritora e mora com sua mãe e sua avó. As três amam novelas e esse é sempre o momento que as três gerações da família Villanueva se aquietam em frente a TV e acompanham todos os escândalos tão comuns no gênero televisivo. O futuro de Jane é comparável a um enredo novelesco quando num futuro próximo ocorre um erro no consultório ginecológico, e mesmo virgem ela engravida. Esse parece ser um spoiler muito grande mas ainda assim não se aproxima nem um pouco das reviravoltas que acontece ao longo da série o até mesmo ao longo da primeira temporada. A série conta com um elenco basicamente latino americano: Gina Rodriguez como Jane Villanueva; Justin Baldoni como Rafael Solano; Brett Dier como Michael Cordero; Andrea Navedo como Xiomara Vilanueva, a mãe de Jane; Ivone Coll como Alba Villanueva, avó de Jane; Jaime Camil

Valorize o formato do seu olho!

Cada olho tem um formato uns mais caidinhos e outros mais saltados, uns mais juntos e outros separados, mas esses não são problemas, apenas devemos saber como valorizar cada formato de olho!! Quer aprender ? Continua LENDO!! Olhos pequenos: Vamos aproveitar quem têm os olhos pequenininhos, pra usar maquiagens que aumentem o seu olhar, pra isso passe uma sombra cintilante até chegar a sobrancelha. Depois contorne a sua linha dos cílios por fora - CIMA E BAIXO - Esfume BEEM. Use lápis bege ou branco na linha d'água que ajuda a abrir o olhar. E Rímel!! Olhos caídos: Pra quem tem os olhos caidinhos como os meus, use sombra clara em toda a pálpebra e no canto interno dos olhos. esfume uma sombra escura rente a linha dos cílios superiores, ultrapassando um pouco o canto externo, para dar a sensação de pálpebra maior, assim tirando a atenção do seu cantinho caído. Aplique bastante rímel apenas nos cílios superiores. Olhos juntos: O truque pra quem têm os olhos juntos é d