Pular para o conteúdo principal

Comentário: O clube do livro do fim da vida


Vou destacar nessa, e em outras postagens, leituras que eu gostaria de mostrar as minhas impressões.

Vou começar, com O Clube do Livro do Fim da Vida de Will Shwalbe 

Uma história real sobre perda, celebração e o poder da leitura.


Trata-se de de um livro de não ficção, narrado por Will sobre o clube do livro que naturalmente surgiu com sua mãe enquanto ela passava pelo tratamento do câncer.


Uma das coisas mais difíceis de ler esse livro é saber que no final ela morre. Mas, ao mesmo tempo, mora aí a beleza desse livro. Parece meio macabro, mas vou tentar me explicar.


Will trabalha no mercado editorial, e sempre teve o costume de ler, as conversas sobre livros sempre eram comuns quando ele e sua mãe se encontravam. Ela é diagnosticada com câncer no pâncreas, que é incurável, e o tratamento pode apenas prolongar o seu tempo de vida, no tempo máximo de 2 anos. Durante o tratamento, os encontros entre mãe e filho se tornam mais frequentes e eles começam a ler os mesmos livros para que possam comentar as leituras, fazem releituras importantes para reviver lições.


Mary Anne Shwalbe era uma pessoa impressionante. - Link para o obituário dela no jornal The Guardian

Uma mulher como poucas no planeta, e durante toda a leitura a única coisa que eu pensava era: "Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?"
Ela fazia muito por pessoas que a maior parte do mundo ignora, pensa em ajudar, se doava mais do que podia, sua família, já era acostumada com esse movimento de doação mas eu cada vez que lia algo sobre ela, me impressionava.

Me impressionou também a maneira com que ela lidou com uma doença que lhe deu um prazo tão pequeno, ela levou esse tempo limite como um deadline, para que os seus planos se concretizassem mais rápido e que, principalmente, sua família e seus trabalhos pudessem continuar sem ela. 

Nunca consegui perceber o câncer como uma doença que apesar de cruel, e nesse caso sem cura, é uma doença que dá tempo da família viver sem susto, tempo da pessoa fazer o que puder para ser feliz nesse tempo.

Ela teve tempo de delegar, de se despedir, de participar e de ler .


Will, o filho teve essa difícil tarefa de acompanhá-la, vê-la até o fim, e relatar através de um blog o estado de saúde de sua mãe.

Eu como filha me imaginei em seu lugar e por mais que parecesse angustiante, o processo foi longo e desgastante, viver com ela todas as despedidas deve ter dado a sensação de missão cumprida, não a dele como filho, não. Falo da função do tempo, da vida.


Foi lindo viver com eles esses últimos momentos, me envolvi de verdade com essa história que pode acontecer com qualquer um.


Segundo essa postagem do site TUA SAÚDE

Câncer no pâncreas é grave e geralmente não tem cura

Estar tão perto da morte sempre nos chama a atenção para a limitação do tempo da nossa vida. Não que a vida deva ser a busca pelo gozo eterno, mas que não seja o desperdício de tempo co coisas que não façam tanta diferença assim, aproveitemos sim o tempo.

Leitura recomendadíssima.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lídia e Marcenda: Os dois amores em O ano da morte de Ricardo Reis

Escrito por Dayane Soares Cavalcante O presente trabalho vem destacar as personagens femininas no romance  O ano da morte de Ricardo Reis,  de  José Saramago,  suas relações com o protagonista, suas personalidades completamente opostas  e perceber como essas representações do feminino contribuem  para a trama que destaca os últimos meses do ano da vida de Ricardo Reis. O ano da morte de Ricardo Reis  é um romance de José Saramago lançado em 1984 que se propõe a ficcionalizar um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O escritor  modernista  teve vários heterônimos com perfis literários diferentes como: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, além do próprio Ricardo Reis; esses, que se destacam entre os mais famosos, tinham uma biografia criada pelo próprio Pessoa para cada um deles. Após a morte do próprio Pessoa, em 1935, seu heterônimo permanece vivo no romance de Saramago. Ele se propõe a contar os últimos meses da vida do, que se passariam no ano de 1936, com a volta do, agora, per

Jane The Virgin

A série Jane The Virgin conta a história de Jane Gloriana Villanueva, uma jovem de família latina que entra nos seus 20 e poucos anos ainda virgem, sonha em ser escritora e mora com sua mãe e sua avó. As três amam novelas e esse é sempre o momento que as três gerações da família Villanueva se aquietam em frente a TV e acompanham todos os escândalos tão comuns no gênero televisivo. O futuro de Jane é comparável a um enredo novelesco quando num futuro próximo ocorre um erro no consultório ginecológico, e mesmo virgem ela engravida. Esse parece ser um spoiler muito grande mas ainda assim não se aproxima nem um pouco das reviravoltas que acontece ao longo da série o até mesmo ao longo da primeira temporada. A série conta com um elenco basicamente latino americano: Gina Rodriguez como Jane Villanueva; Justin Baldoni como Rafael Solano; Brett Dier como Michael Cordero; Andrea Navedo como Xiomara Vilanueva, a mãe de Jane; Ivone Coll como Alba Villanueva, avó de Jane; Jaime Camil

Valorize o formato do seu olho!

Cada olho tem um formato uns mais caidinhos e outros mais saltados, uns mais juntos e outros separados, mas esses não são problemas, apenas devemos saber como valorizar cada formato de olho!! Quer aprender ? Continua LENDO!! Olhos pequenos: Vamos aproveitar quem têm os olhos pequenininhos, pra usar maquiagens que aumentem o seu olhar, pra isso passe uma sombra cintilante até chegar a sobrancelha. Depois contorne a sua linha dos cílios por fora - CIMA E BAIXO - Esfume BEEM. Use lápis bege ou branco na linha d'água que ajuda a abrir o olhar. E Rímel!! Olhos caídos: Pra quem tem os olhos caidinhos como os meus, use sombra clara em toda a pálpebra e no canto interno dos olhos. esfume uma sombra escura rente a linha dos cílios superiores, ultrapassando um pouco o canto externo, para dar a sensação de pálpebra maior, assim tirando a atenção do seu cantinho caído. Aplique bastante rímel apenas nos cílios superiores. Olhos juntos: O truque pra quem têm os olhos juntos é d