Pular para o conteúdo principal

Grito - Godofredo de Oliveira Neto


 Livro difícil de encontrar, pedido pelo professor da faculdade. Mas que foi uma surpresa de diversas formas.




Escrito por Godofredo de Oliveira Neto, que é autor, entre outras obras, de Amores exilados, Menino oculto (segundo lugar no Jabuti 2006), e Ana e a margem do rio. 

É graduado e mestre em Letras pela Universidade da Sorbonne (Paris III) e doutor em Letras pela UFRJ – onde leciona na graduação e na pós-graduação.



Grito é o seu último Romance lançado em 2016 pela editora Record.




O livro conta com a nossa narradora D. Eugênia, uma octogenária, moradora de Copacabana, ex- atriz de teatro que encontra a alegria de viver esses anos da terceira idade na companhia de Fausto, seu vizinho de 19 - quase 20 -anos, com quem Eugênia encontra uma forma de se manter perto do teatro.

Escreve e encena peças feitas pelos dois. Peças essas que imitam cenas da vida real dos dois. O romance flutua entre o real e o ficcional, além de trazer a desconfiança de um narrador nada confiável.



Eugênia é a nossa narradora e seu interlocutor é apenas revelado no final.




A narrativa intercala a prosa de Eugênia e formato de peças de teatro, as cenas que eles interpretam, as cenas que vivem, referências a peças que ela já tinha interpretado, tornando o formato do romance inovador.




Fausto não tem esse nome por acaso, é mencionado repetidamente  ao longo do texto, Goethe e Mann são as grandes referências desse Fausto.

Mas, há momentos em que ela o chama Fábio, esse momento eu achei até que fosse um erro de revisão, mas acredito que não.
Pode ser que Dona Eugênia apenas o chame Fausto por suas referências teatrais, dos romances, ou apenas pela maneira que ele se sente ao redor dele, ou como o vê.



A relação entre os dois apesar de muito bonita é também um pouco triste. Ela, que sabe tanto e tem tanta experiência, vê tanto potencial nele que é um jovem ator frustrado preso na máquina de se manter em empregos subalternos, e ele que não narra em nenhum momento a história, parece querer absorver todo conhecimento e experiência de uma atriz que já passou por tantas coisas.



Com um final impressionante, um livro que me divertiu muito ao longo da narrativa, me deu um tapa quando me dei conta do que aconteceu no final, me pegou muito desprevenida.


 fausto1
adjetivo
  1. 1.
    que é feliz; ditoso, venturoso, faustoso, fasto.

    "f. acontecimento"
  2. 2.
    substantivo masculino
    grande pompa, luxo, ostentação.

    "vivia no f."



Book Trailler do livro

Comentários

  1. Olá prezada colega de Letras da UFF ! Conheço e aprecio esse livro também. Acabo de te enviar uma solicitação de amizade pelo Face e espero que vc a confirme por favor para podermos trocar boas ideias, dicas de leitura e o que mais for necessário ! Beijos !

    ResponderExcluir
  2. O videoclip que vc postou foi minha querida ex-professora da disciplina de Literatura Brasileira na Estácio de Sá, Profª Vera Dias, quem construiu. Ela é uma das maiores conhecedoras da obra desse escritor.Terei prazer em mostrar a vc maiores informações que ela me repassou. Forte abraço !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lídia e Marcenda: Os dois amores em O ano da morte de Ricardo Reis

Escrito por Dayane Soares Cavalcante O presente trabalho vem destacar as personagens femininas no romance  O ano da morte de Ricardo Reis,  de  José Saramago,  suas relações com o protagonista, suas personalidades completamente opostas  e perceber como essas representações do feminino contribuem  para a trama que destaca os últimos meses do ano da vida de Ricardo Reis. O ano da morte de Ricardo Reis  é um romance de José Saramago lançado em 1984 que se propõe a ficcionalizar um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O escritor  modernista  teve vários heterônimos com perfis literários diferentes como: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, além do próprio Ricardo Reis; esses, que se destacam entre os mais famosos, tinham uma biografia criada pelo próprio Pessoa para cada um deles. Após a morte do próprio Pessoa, em 1935, seu heterônimo permanece vivo no romance de Saramago. Ele se propõe a contar os últimos meses da vida do, que se passariam no ano de 1936, com a volta do, agora, per

Jane The Virgin

A série Jane The Virgin conta a história de Jane Gloriana Villanueva, uma jovem de família latina que entra nos seus 20 e poucos anos ainda virgem, sonha em ser escritora e mora com sua mãe e sua avó. As três amam novelas e esse é sempre o momento que as três gerações da família Villanueva se aquietam em frente a TV e acompanham todos os escândalos tão comuns no gênero televisivo. O futuro de Jane é comparável a um enredo novelesco quando num futuro próximo ocorre um erro no consultório ginecológico, e mesmo virgem ela engravida. Esse parece ser um spoiler muito grande mas ainda assim não se aproxima nem um pouco das reviravoltas que acontece ao longo da série o até mesmo ao longo da primeira temporada. A série conta com um elenco basicamente latino americano: Gina Rodriguez como Jane Villanueva; Justin Baldoni como Rafael Solano; Brett Dier como Michael Cordero; Andrea Navedo como Xiomara Vilanueva, a mãe de Jane; Ivone Coll como Alba Villanueva, avó de Jane; Jaime Camil

Valorize o formato do seu olho!

Cada olho tem um formato uns mais caidinhos e outros mais saltados, uns mais juntos e outros separados, mas esses não são problemas, apenas devemos saber como valorizar cada formato de olho!! Quer aprender ? Continua LENDO!! Olhos pequenos: Vamos aproveitar quem têm os olhos pequenininhos, pra usar maquiagens que aumentem o seu olhar, pra isso passe uma sombra cintilante até chegar a sobrancelha. Depois contorne a sua linha dos cílios por fora - CIMA E BAIXO - Esfume BEEM. Use lápis bege ou branco na linha d'água que ajuda a abrir o olhar. E Rímel!! Olhos caídos: Pra quem tem os olhos caidinhos como os meus, use sombra clara em toda a pálpebra e no canto interno dos olhos. esfume uma sombra escura rente a linha dos cílios superiores, ultrapassando um pouco o canto externo, para dar a sensação de pálpebra maior, assim tirando a atenção do seu cantinho caído. Aplique bastante rímel apenas nos cílios superiores. Olhos juntos: O truque pra quem têm os olhos juntos é d